14 de ago. de 2009

Encontro da Fraternidade Franciscana

Com a presença de 19 participantes de três estados, a Fraternidade Franciscana da Diocese Anglicana do Recife realizou, no último dia 8 de agosto, em João Pessoa, na Paraíba, um encontro fraterno de aprofundamento, estudo e convivência. Com a presença do bispo diocesano, Dom Sebastião Armando Soares, irmãos vindos de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, além da Paraíba, se encontraram num ambiente de acolhedora amizade para estudarem o franciscanismo na Comunhão Anglicana.
Revdo. Israel e sua esposa Min. Pastoral Eliane: anfitriões do encontro



Celebração Eucarística


Celebração Eucarística

O encontro, que foi realizado nas dependências de uma escola municipal próxima ao Ponto Missionário da Graça Divina, em João Pessoa, começou com a Celebração Eucarística, que foi cuidadosamente preparada pelo reverendo Israel Cardoso e sua esposa, a ministra pastoral Eliane. Logo após, foi realizado um estudo sobre o franciscanismo e as ordens religiosas na Comunhão Anglicana, com palestras proferidas por Maruilson Souza e Wellington Pinheiro, a partir do estudo do livro “The Franciscan Revival in the Anglican Communion”
(O Reavivamento Franciscano na Comunhão Anglicana), de Barrie Williams.


Aula sobre o franciscanismo na Inglaterra



O professor Maruilson apresentou o surgimento e a evolução das ordens franciscanas na Igreja Católica Romana e a presença delas na Inglaterra.

Já Wellington deteve-se na consolidação das ordens religiosas, tanto masculinas como femininas, na Comunhão Anglicana e o surgimento de ordens especificamente franciscanas na Inglaterra.


Celebração Eucarística


Celebração Eucarística


Altar e espaço celebrativo

O próximo encontro ficou marcado para o próximo dia 7 de novembro, novamente em João Pessoa para facilitar a presença do grupo de Natal.
Até lá, como continuidade do encontro, os três grupos presentes vão aprofundar as quatro marcas da Fraternidade Franciscana, que são a oração, convivência fraterna, trabalho com os pobres e estudo sobre o franciscanismo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário