6 de ago. de 2009

Diversidade sexual


Diversidade sexual

É o termo utilizado para definir a diversidade de manifestações e expressões da sexualidade tais como heterossexualidade , homossexualidade e bissexualidade. Em algumas partes do mundo a sexualidade explícita ainda é considerada como uma ameaça aos moldes político-sociais ou religiosos.


Qual a diferença entre sexo e sexualidade?

Atualmente a palavra “sexo” é usada em dois sentidos diferentes: um refere-se ao gênero do sexo masculino ou feminino; e outro se refere aos órgãos sexuais (genitália).


A sexualidade de um indivíduo define-se como sendo suas, predisposições ou descoberta da sua identidade sexual, transcende aos limites do ato sexual e inclui sentimentos, fantasias, desejos, sensações e interpretações. Pode ser definida pelo ambiente sócio-cultural.


O que é identidade sexual?

É o conjunto de características sexuais que diferenciam cada pessoa através de atitudes e/ou sentimentos de masculinidade ou feminilidade. Nem sempre está de acordo com o gênero ou com a genitália da Pessoa.


O que é orientação sexual?

Orientação sexual é a atração afetiva e/ou sexual que uma pessoa sente pela outra. A orientação sexual varia desde a heterossexualidade, passando pela bissexualidade até a homossexualidade exclusiva. O termo orientação sexual não contempla as transexuais, transgêneros e travestis.


O que é heterossexualidade?

As pessoas que se sentem atraídas física, estéticas e sexualmente por pessoas do sexo oposto.


O que é homossexualidade?

A homossexualidade é a atração afetiva e sexual por uma pessoa do mesmo sexo. O termo homossexual foi criado em 1969 pelo escritor e jornalista austro-húngaro KAroly Maria Keltbern. Deriva do grego homos, que significa “semelhante”, “igual”.


O que é bissexualidade?

A bissexualidade é a atração afetiva e sexual por uma pessoa do mesmo sexo. Os indivíduos que se relacionam sexual e/ou afetivamente tanto com pessoas do sexo masculino quanto feminino.


O que é identidade de gênero?

Referem-se como as pessoas vêem a si mesmas, seja como homens, mulheres ou um pouco de ambos. Porém outras pessoas podem sentir-se como pertencente ao sexo e/ou gênero oposto, ou ainda como uma mistura de ambos os gêneros.


A homossexualidade segundo o padrão de conduta e/ou identidade sexual.

Homossexuais: São indivíduos que têm orientação afetiva e/ou sexual por pessoas do mesmo sexo. Tanto pode ser masculino (gays) ou feminino (lésbicas).


Gays: São indivíduos que, além de se relacionarem afetiva e sexualmente com pessoas do mesmo sexo, alguns optam para viverem abertamente sua sexualidade, outros preferem não assumir.


Lésbicas: Terminologia utilizada para designar uma mulher que se relaciona afetiva e/ou sexualmente com outras mulheres.


Bissexuais: São indivíduos que se relacionam afetivamente e/ou sexualmente tanto com o sexo masculino como feminino. Algumas pessoas assumem sua sexualidade abertamente, enquanto outros vivem sua conduta sexual d forma fechada (no armário).


Transgêneros: Termo utilizado para definir as travestis. É uma pessoa no sentido biológico, mas se relaciona na sociedade tanto como homem ou mulher. As pessoas transexuais transcendem ou transitam nos dois gêneros.


LGBT: Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, transgêneros e transexuais.


O QUE É HOMOFOBIA?

O termo é usado para descrever sentimentos de medo, ódio e atitudes de repulsa contra homossexuais.

Estudos sobre sexualidade enfatizam que a história da criação permitem compreender o fato de que a “normalidade” depende da estigmatização e subalternização de identidade para se consolidar socialmente, como forma de estabelecer a suposta (e altamente questionável) “naturalidade” da heterossexualidade. Hoje em dia, os estudos querem mostrar que ser heterossexual não é uma escolha, pois nossa sociedade forma a todo(a)s para se relacionarem obrigatoriamente com pessoas do sexo oposto. Assim, esta obrigação aprendida na família, na escola e pela mídia se constitui em um sistema denominado heteronormatividade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário