18 de jun. de 2009

Encontro Diocesano da Ordem Diaconal, Ministério Pastoral e Postulantes

Diáconos e diáconas, ministros e ministras pastorais, seminaristas e postulantes da Diocese Anglicana do Recife estiveram reunidos no sábado passado, 13 de junho, para um dia de reflexão, oração, convivência fraterna e formação coletiva. O encontro, coordenado pelo bispo diocesano Dom Sebastião Armando Gameleira Soares, aconteceu na capela do Seminário Anglicana de Estudos Teológicos (SAET) e contou também com a presença dos reverendos Israel Cardoso e Félix Batista.
Pela primeira vez o encontro, que acontece a cada dois meses, foi realizado durante todo o dia do sábado, se estendendo das 09 horas da manhã até às 16 horas. Um almoço coletivo, num restaurante próximo ao SAET, colaborou para criar um ambiente agradável e de maior entrosamento entre os presentes. O grupo da Paraíba, que veio especificamente de João Pessoa para participar do encontro, cuidou da animação musical.
O encontro de convivência fraterna começou com a oração matutina, conduzida pela Revda. Lílian e Ariel. Depois, o grupo se dividiu para elaboração de uma proposta de curso de iniciação ao anglicanismo para as diversas comunidades da Diocese Anglicana do Recife. Ao final, como resultado do trabalho realizado durante todo o dia, os participantes esboçaram uma proposta de encontros de convivência sobre o anglicanismo, que constaria de cinco módulos assim divididos: fé narrada (A Bíblia); fé celebrada (liturgia); fé professada (os Credos Apostólico e Niceno); fé vivida na história e fé partilhada. Foi criada uma comissão, formada pelo bispo Dom Sebastião, Revda. Lílian, Ariel e Maruilson, que vai trabalhar para desenvolver os conteúdos de cada módulo e apresentar, na próxima encontro de convivência que será realizado em agosto.
A idéia é o grupo refletir sobre pontos fundamentais da identidade de nossa Igreja e oferecer o resultado dessa reflexão às comunidades, como um roteiro de formação em Anglicanismo.
Foi realmente um dia de convivência muito proveitoso. A meditação bíblica na oração matutina nos enriqueceu com a reflexão partilhada por várias pessoas. Muito rico também foi o momento de estudo em pequenos grupos e no plenário, quando discutimos sobre quais devem ser os elementos básicos de formação em nossa Igreja. Houve grande convergência de visão e complementaridade. O clima de alegria e companheirismo foi uma marca forte de todo o dia e nos deixou com gosto de “quero mais” na expectativa do próximo encontro em agosto.






Nenhum comentário:

Postar um comentário