22 de abr. de 2011

Carta de harmonia entre as religiões



No dia 22 de fevereiro de 2011 o Ponto Missionário da Graça Divina, em João Pessoa, assinou a Carta de Harmonia entre as Religiões, numa iniciativa do Grupo de Pesquisa Vida Licet, da Universidade Federal da Paraíba, sob a coordenação do Prof. Dr. Carlos André Cavalcante, com o apoio do Centro de Referência de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos para a Diversidade Religiosa, da Presidência da República.
A carta visa reunir diversos grupos religiosos no sentido de afirmar a necessidade da harmonia entre as religiões como caminho para a construção da paz, bem como assegurar que, independente de credo religioso, ou de sua não profissão, todas as pessoas merecem ser tratadas de forma digna e sem discriminações de quaisquer naturezas.
Outro objetivo da carta é a formação do Fórum Paraibano da Diversidade Religiosa, que, para além de combater a intolerância religiosa, pretende afirmar o direito à diversidade religiosa, inclusive como valor inerente ao livre exercício da cidadania.
Nós, membros do Ponto da Graça Divina, enquanto presença da IEAB na Capital paraibana, nos compremetemos no engajamento junto à causa, e participamos, no último dia 22 de fevereiro, de uma Sessão Especial da Câmara de Vereadores e Vereadoras, na qual foi lançada a carta e onde se fizeram presentes representantes de várias instituições religiosas e de movimentos sociais.
Nessa ocasião, parlamentares e pessoas presentes expuseram suas colocações sobre a temática da diversidade religiosa e da intolerância contra pessoas por causa de sua religiosidade, sempre partindo pela defesa de que todos/as têm o direito de ter ou não uma religião; e, caso optem por confessar um credo religiosa, as pessoas devem ter tal direito garantido e assegurado pela sociedade e pelo Estado.
Enfim, os desafios são muitos, o trabalho é de “formiguinhas”, mas esperamos que esse trabalho renda bons frutos e que possamos, algum dia, ver uma realidade de respeito entre as pessoas, nas suas diferenças, assim como de promoção da dignidade humana e de toda a Criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário